Hacker planeja usar clone de Flappy Bird para roubar fotos particulares

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog TechVicio

Em uma reportagem recente o jornal inglês The Guardian afirmou que os mesmos hackers que roubaram fotos íntimas de centenas de celebridades estariam planejando agora um novo ataque, onde um clone do jogo Flappy Bird seria usado para obter acesso a fotos particulares armazenadas em dispositivos móveis. O falso jogo seria distribuído somente através da Google Play, o que põe os usuários de Android em alerta e ressalta a necessidade dos usuários baixarem um antivírus grátis.

Hacker fala abertamente em fórum online

O criador do falso app postou sobre sua façanha no fórum AnonIB, onde explica que conseguiu modificar o aplicativo, tornando ele capaz de enviar todas as fotos contidas no celular para o seu servidor enquanto o jogo roda. No entanto, ele afirma que para disponibilizar o app, ele precisaria de uma segunda licença de desenvolvedor – já que não poderia comprometer sua licença atual – e para isso pede auxilio financeiro aos outros membros do fórum.

Cuidados com falsos aplicativos
A verificação deficiente de alguns aplicativos da Google Play, somada a impossibilidade de editar as permissões do app no momento do download, são as principais causas para vírus como esse continuarem surgindo aos montes.

Cabe ao usuário então ter cuidado ao fazer o download de aplicativos. Ainda que a Play Store apresente problemas, ela continua sendo a fonte mais confiável para downloads. Ao baixar um app, leia as permissões que ele exige para rodar. Se um jogo pedir acesso aos álbuns de foto, por exemplo, desconfie.

Mantendo seu aparelho seguro

A maneira mais eficaz de se proteger de malwares ainda é um antivírus. A Bitdefender Mobile Security oferece uma versão mobile e gratuita, que alerta o usuário para vírus e programas maliciosos.

Related Posts